K


I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Rescaldo do Live Earth

Apesar de ter ficado muito triste (zangada!) com a RTP (e a MTV também), por não ter passado os "meus meninos", e achar que a emissão acabou por ser uma seca (estive até ao fim da emissão à espera dos bon jovi!!!), valeu pela intenção e, acima de tudo, pela causa... Ah! E sempre matei umas saudaditas dos Xutos... :)
Provavelmente teria tido mais impacto se tivessem passado mais dos concertos, porque era isso que as pessoas estavam à espera e foi isso que anunciaram!!! (Sei que não sou a única a pensar assim...) Eu até entendo que eventualmente poderá haver outras questões, que não lhes permitissem fazer a transmissão de todos os artistas - e o que importa é a causa - mas o que realmente traz audiências é a música e os artistas!!! Por isso, nesse aspecto, acho que a Ant3na fez um trabalho muito mais interessante e conseguiu melhores resultados, já que transmitiu o que as pessoas queriam ouvir (dentro do que lhes foi possivel) e nem por isso deixou de passar as mensagens importantes (sem se tornar aborrecida!)...
Não tive oportunidade de ver/ouvir os rescaldos (afinal, deitei-me ás 2h e tal da matina... e a minha vida não é isto!!!LOL), mas espero ainda vir a ter oportunidade de ver o que perdi... Nem que seja no you tube!!!
Por último mas mais importante... convido quem quiser a dar uma olhadela nos "gritos da natureza", que irei actualizando com alguma frequência (sempre que encontre algo que considere de interesse)... e, já agora, vou copiar as dicas da Ant3na (acho que não se vão importar, afinal, é por uma boa causa... ):

Desliga os aparelhos eléctricos da tomada, não os deixes em Stand By. Como opção, ainda mais prática, é a aquisição de ficha tripla com interruptor. Retira também os carregadores de telemóvel da tomada quando já não estiverem a ser utilizados.

Se não tens alternativa e precisas ir de carro para o emprego, sonda os teus amigos e vizinhos e partilhem o carro nas idas e voltas do trabalho.

À medida que vão fundindo, vai substituindo as lâmpadas vulgares por lâmpadas de baixo consumo energético (fluorescentes compactas).

Separa os lixos em casa, usa vários recipientes. Um para o papel, outro para embalagens e outro para o vidro.

Tenta reduzir o consumo de sacos de plástico nos supermercados e lojas; há boas alternativas. Tens à venda sacos amigos do ambiente, custam apenas 10 cêntimos, são bem mais resistentes e quando se estragam, podes entregá-lo e receber um novo.

Pratica desportos não poluentes… ténis, ciclismo, atletismo, vela e muitos outros.

Dá preferência aos produtos biodegradáveis e às embalagens recicladas e recicláveis.

Escolhe um produto concentrado. Ele equivale a muitas embalagens de produto diluído e reduzes, substancialmente, a produção de lixo.

Todas as garrafas e frascos de vidro podem ser reciclados. No entanto, os chamados Pirex e lâmpadas são feitos por um processo diferente que carece de tratamento especial.

A energia que se poupa ao reciclar uma garrafa de vidro dá para acender uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas.

É importante na separação do vidro retirar as rolhas e as tampas das garrafas.

Quando separares as embalagens tenta limpá-las de lixo orgânico.

Tenta conduzir a menos de 2000 ou 3000 rotações por minuto, poupas combustível, o dióxido de carbono libertado é bem menor e conduzes com mais segurança. Aplica a mudança adequada à velocidade que pretendes.

Verifica se o produto que estás a comprar tem uma eco-etiqueta. Ela dá-te indicações se o produto foi fabricado segundo regras ambientais e de justiça social.

Evita lavar a roupa na máquina a altas temperaturas, vais gastar mais energia, água e euros. E, na maioria das vezes, a roupa não fica mais bem lavada.

Informa-te se o teu contador de electricidade pode ser usado com contrato bi-horário. Poupas, se usares os electrodomésticos em horas de vazio.

Escolhe o bamboo como planta ecológica a ter no teu jardim ou varanda. É que o bamboo assimila bastante dióxido de carbono e liberta mais 35% de oxigénio do que outra planta que possas escolher.

Sabiam que se um milhão de pessoas reduzir em 10% o seu lixo, seriam libertadas menos 50.000 toneladas de CO2 para a atmosfera?

De que é que estamos à espera? Como se disse ao longo de todo o dia... ANSWER THE CALL!

Os 3 R's:
Reduzir: o mais importante.
Re-utilizar: se não se puder reduzir.
Reciclar: só se não se puder optar pelas duas soluções acima.

Sem comentários: