K


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado, 21 de julho de 2007

Quem é mais inteligente, o cão ou o gato?



A eterna questão...

Por: Dra. Cristina Alves: Hospital Veterinário Principal

Algumas pessoas apontam para a capacidade do cão em seguir ordens do seu dono como uma prova de que são mais inteligentes do que os gatos. Pelo contrário, outros interpretam o mesmo facto como prova de que a inteligência felina é superior à canina.
Nós não iremos seguir nenhum destes argumentos mas sim falar de uma razão quiçá mais lógica para este comportamento diferenciado. Os gatos e os cães respondem de formas díspares face às atitudes do homem porque atavicamente são animais diferentes.
Os cães são animais gregários, criam uma estrutura complexa de vida em grupo com hierarquias. De facto, o cão tem necessidade de se encaixar numa família ( digamos assim) de forma a que saiba onde está e para onde vai, daí uma maior capacidade em termos de aprendizagem, exactamente por ser um animal gregário, cujos antepassados caçavam em alcateia e onde a sobrevivência diária, desde a defesa de ataques até á caça, à fuga e à reprodução, dependia de uma estrutura social a ser respeitada.
O mesmo já não se passa com os gatos. Este são descendentes de caçadores solitários que não tinham nem têm necessidade de trabalho de grupo para sobreviver (com excepções).
Fazendo uma comparação como um apreciador de gatos, dir-se-ia que os cães estão connosco porque precisam, os gatos, porque assim o escolhem. Devido à distinção feita, não se consegue levar um gato a fazer algo que ele não queira, torna-se necessário efectuar um treino com um reforço positivo, geralmente comida, mas por vezes, festas ou um brinquedo. Para alguns treinos o cão faz a actividade sem necessitar desse reforço positivo.
Ao longo dos tempos várias forma de tentar medir o Q.I. de cães e gatos foram estabelecidas, com os resultados mais díspares. Tais tabelas têm o inconveniente de serem subjectivas e como tal podem ser injustas em certas ocasiões. Com um ligeiro desvio do assunto, uma tabela de classificação de inteligência de raças de cães causou celeuma na Grã Bretanha por relegar para último plano o Pastor alemão, tido como uma das raças mais versáteis em treinamento. A partir desta situação ,as tentativas de classificação são vistas somente como indicativas pois reflectem sempre a subjectividade dos examinadores.
Qual será o mais inteligente?
Como procurámos demonstrar, não são realidades comparáveis. Pelo menos do ponto de vista de cada dono de cão ou de gato saberemos sempre qual a resposta que iremos ouvir.......
O meu, claro !!

fotos "raptadas" algures...

(NB: esta é para o "rafeirito perfumado"!!! É o que se pode arranjar por agora...)

2 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Pela parte inicial do texto, quase dá para dizer que o cão é para casar e o gato para dar umas voltas! ;)

Kalua disse...

Yup! Tem uma certa lógica a tua teoria... Também se pode aplicar aos sexos: cão=mulher, gato=homem... se bem que eu identifico-me mais com o gato!!! LOL